breaking news

O projeto

Comunique Esporte

Seja bem vindo ao blog Comunique Esporte. Neste espaço, você acompanha notícias relacionadas ao jornalismo esportivo, mídia e oportunidades de estágio na área. Este projeto é desenvolvido para estudantes de comunicação social (Jornalismo, rádio e TV) que desejam ingressar no meio ou que possuem interesse no assunto.

Sobre o autor

Resultado de imagem para leandro massoni facebookOriundo de São Paulo, capital, Leandro Massoni Ilhéu sempre teve o gosto pela escrita e o hábito de ler livros e publicações de diversos assuntos. Com 15 anos, havia decidido, ainda na escola, que gostaria de estudar jornalismo, uma vez que se considera um curioso em meio a tantos, mas que busca todos os dias saber mais dos assuntos, se inteirar sobre o que acontece. Mesmo sabendo que não será capaz de deter todo o conhecimento do mundo, acredita que tudo aquilo que absorvemos se transforma em experiências, e que mais cedo ou mais tarde, podem ser muito válidas dependendo das situações.

Então, ainda cedo, aos 17 anos, entrou no curso de jornalismo da Universidade Paulista – Unip, na Vila Guilherme, e lá, acabou descobrindo sua paixão pela comunicação.

Em 2011, ganhou a oportunidade de estagiar na produção da revista eletrônica Domingo Espetacular, da Rede Record, onde permaneceu até o final do ano seguinte. Na emissora, teve seus primeiros contatos com jornalistas, repórteres e produtores, tendo auxiliado a redação em diversas tarefas, como checagem de informações, pesquisas de imagens, entre outros serviços.

No final do quarto ano do curso, Leandro, junto com outros colegas, desenvolveram o documentário “O Futebol Nacional”, abordando a trajetória do Nacional Atlético Clube desde o início do futebol em terras brasileiras, contando com a presença de jornalistas e especialistas para falar do tema, entre eles, Milton Neves, da TV Bandeirantes, Celso Unzelte e Marcelo Duarte, ambos com passagem pela ESPN, e Marco Aurélio Cunha, ex-superintendente do São Paulo Futebol Clube.

Nesse projeto, o jornalista dirigiu e produziu, além de ter sido um dos responsáveis pela elaboração do roteiro e edição de cenas.

Após o momento da banca do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o projeto ganhou repercussão nas mídias sociais. Em 2013, Leandro Massoni, junto com Paulo Ascenção, que também participou da direção, foram convidados pela All TV, canal web, para participarem do programa “FATV”, sobre o futebol do interior e alternativo. Na ocasião, eles comentaram sobre o documentário e um pouco da situação em que vive a equipe localizada na região da Barra Funda.

No início daquele ano, começou a escrever artigos e notícias para o site Doentes por Futebol, tratando de temas diferentes, como o caso de clubes empresa no futebol, a homossexualidade entre os jogadores e um comparativo entre Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo do Rio de Janeiro, com Adriano, considerado o “Imperador” de Milão.

Depois, no segundo semestre, Leandro foi contratado pela agencia de notícias católicas Gaudium Press, onde permanece até hoje como jornalista e repórter, acompanhando os principais acontecimentos da Igreja no mundo, sendo responsável pelas editorias Brasil e Roma.

Ainda nesse tempo, recebeu o convite para ser colaborador do site Casa dos Focas, especializado em jornalismo direcionado a estudantes e iniciantes na profissão, onde com certa frequência publica matérias e artigos referentes a área de comunicação.

Sentindo a necessidade de se especializar na área esportiva, com a qual possui certa familiaridade, em vista de suas experiências ainda no período acadêmico, Leandro então resolveu criar o Comunique Esporte, um espaço para falar sobre jornalismo esportivo, bem como os meandros da profissão, curiosidades e dicas de cursos e eventos relacionados, a fim de também contribuir com todos aqueles que, assim como ele, alimentam o desejo de querer conhecer cada vez mais, mergulhar e ser conhecedor do tema, visto como um dos mais procurados pelos estudantes e recém saídos da faculdade.

UA-92541561-1