breaking news

A origem dos derbys e a relação com a imprensa esportiva

julho 11th, 2017 | by Redacao
A origem dos derbys e a relação com a imprensa esportiva
Artigos
0

Atualmente, é comum dizermos que Corinthians jogará contra o Palmeiras, o Timão versus o Verdão, o time de Parque São Jorge contra a esquadra de Palestra Itália. Enfim, nesse caso e assim como em tantos outros clássicos do futebol, sempre prevaleceu aquele velho, porém, tradicional termo que dá mais elegância ao embate entre dois clubes de prestígio e de uma mesma cidade: derby.

A expressão derby, na verdade, é oriunda do país que projetou o esporte dos condados ingleses para o mundo. No Brasil, foi o jornalista Tomás Mazzoni quem batizou a centenária rivalidade entre os alvinegros e alviverdes paulistas, em referência à mais importante corrida de cavalos do mundo, o Derby de Epsom.

Em épocas passadas, os vilarejos britânicos já possuíam diversas rivalidades, sendo que a briga sempre acabava em um duelo esportivo e, de preferência, com a bola nos pés e, ao mesmo tempo, com a imprensa noticiando o grande vencedor, perdedor ou empate entre os adversários. Até hoje é comum dizer que Manchester United protagonizará um derby com o Manchester City, uma vez que os dois clubes localizam-se na cidade de Manchester.

Mas não apenas na Inglaterra acontece esse tipo de derby. Até então, antes de decretar falência e cair para divisões inferiores, o então Glasglow Rangers (hoje chamado de The Rangers Football Club) duelava de igual para igual com o tradicional Celtic, maior campeão escocês.

Hoje, apesar da equipe de Glasglow viver uma nova realidade, embora tenha regressado este ano à divisão de elite do campeonato nacional após temporadas penumbrosas nos níveis abaixo do principal escalão futebolístico do país, ainda permanece viva a rivalidade com o Celtic, tanto dentro das quatro linhas quanto fora. Às vezes até excedendo em alguns casos, transformando o que é apenas para ser mais uma exibição futebolística em um verdadeiro campo de guerra.

Já na Turquia, Fenerbahçe e Galatasaray chegam a levar grandes quantidades de torcedores aos estádios e mexer com a sensação e a expectativa de todos nas vésperas dos confrontos. E claro, o embate entre os clubes não deixa de ser um derby.

Aliás, a palavra derby não possui uma tradução exata, mas diversas definições que podem classificá-la em um mesmo contexto, como o duelo em campo entre rivais ou vizinhos, se preferir.

Neste assunto, a imprensa esportiva, tanto dentro quanto fora do Brasil, é uma das responsáveis por popularizar essa rivalidade e transformá-la em um grande espetáculo, muitas vezes bonito de se ver, e em alguns momentos, desastroso dentro e fora do gramado, sobretudo, nas arquibancadas ou nos arredores do estádio. Esses ocorridos, evidentemente, por meio das mãos dos profissionais de comunicação, não deixam de se transformar-sem em notícia.

Sobre isso, é válido ressaltarmos que o jornalista esportivo aprendeu que, com o passar dos anos, era preciso dedicar sua atenção não somente a bola dos pés de homens que correm em um gramado em busca de arrematá-la no fundo das redes adversárias. É necessário, ainda mais nos tempos atuais, sentir a emoção das arquibancadas e ouvir o que o público balbucia enquanto participa do espetáculo.

Até mesmo, é interessante para o jornalista buscar ganchos com assuntos que não tenham uma relação direta com a partida e, muito menos, com futebol, a fim de transformá-los em matérias que façam sentido para quem acompanha esportes com um outro ponto de vista diferente do habitual.

Enfim, o derby é um dos momentos mais contagiantes de alegria não apenas para ambos torcedores de equipes rivais que se enfrentam, mas para todo comunicador que sonha e que pode ter o privilégio de acompanhar esse acontecimento, que costuma gerar uma grande repercussão não apenas no esporte como também em diversos assuntos, dependendo de como foram feitas as apurações para serem noticiadas.

Por Leandro Massoni Ilhéu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-92541561-1